Pages

sábado, 14 de novembro de 2009

ANTICORPOS E O SANEAMENTO BASICO

ANTICORPOS E O SANEAMENTO BASICO *


         Recentemente fomos convidados a acompanhar alguns pesquisadores integrantes de uma Organização não-Governamental(paraense), com a qual pudemos verificar junto algumas populações ribeirinhas de baixa renda, nativas de dezenas de municipios do Maranhão, justamente por terem estas despertado interesse, quando ao contrario das pessoas visitantes a esses municipios, aparentemente continuam essas populações demonstrando uma "saúde de ferro", talvez por terem adquirido ANTICORPOS quando continuamente ingerem uma água fora dos padrões de potabilidade, ou mesmo banham em rios ou lagos com aguas que não estão dentro dos padrões de balneabilidade. Isto sem falar que comumente essas populações nativas de baixa renda consomem peixes, moluscos e mariscos com algum tipo de contaminação, quando todo o esgoto da cidade, de bairros e de povoados, originário de varias procedências, são lançados de forma "in natura" nos rios e lagos e seus ecossistemas, ou através da infiltração contaminam o solo e o lençol freático. A questão do LIXO é ainda bem pior.  
         Esta constatação foi o resultado de procedimentos laboratoriais, realizados nos varios locais visitados, em alguns casos contando com a participação de moradores e estudantes interessados. Procurando despertando-lhes a promoção de Cidadania diante da citação de alguns artigos da Constituição federal, todos anotados para uma posterior verificação, capaz de produzir cobranças junto os representantes do Ministerio Publico estadual, da propria Comarca.
           Esta é a realidade que não querem ver os titulares das pastas do governo estadual, a exemplo da Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente, respaldadas certamente na suspeitissima omissão do Ministerio Publico estadual, que ainda não quiz dar cumprimento a uma de suas prerrogativas, que é cobrar providencias e procedimentos na forma da Lei, em nome do bem comum. Pelo menos que o MP-MA exigisse a urgentissima constituição do Conselho estadual do Meio Ambinete e de Saneamento Basico, capazes de moralizar a preocupante realidade ambiental e sanitária nas dezenas de municipios deste estado.
         Uma preocupante realidade que mesmo contrariando o interesse coletivo, não tem ha varias decadas sequer sensibilizado os nossos ditos parlamentares estaduais e federais, os quais na sua grande maioria continuam apostam na velha covardia legislativa, como forma de garantir junto o governo estadual, favorecimentos pessoais, ao invés de ações efetivas capazes de beneficiar as populações objeto deste relato, caso decidissem esses parlamentares, cobrar do governo estadual, através de suas prerrogativas constitucionais, fiscalizar as ações administrativas, fazer leis, e cobrar o cumprimento dessas leis.
          Mas em um estado da federação brasileira, onde em pleno 21 ainda é bastante comum grande parte das 217 municipalidades sobreviver com as consequencias da omissão de gestores públicos, na maioria dos casos mais preocupados com a dirigida manipulação da diversidade dos interesses da politica-eleitoreira maranhense, que o interesse coletivo e o bem comum, só nos restando a todos aguardar a proxima eleição majoritária, a acontecer no mês de outubro de 2010.
(movimento democrata livre de são luis*, e-mail:
frecom_tp@hotmail.com)                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

BLOG PESSOAL DO RADIALISTA CHAGAS FREITAS

A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.