GOVERNO ROSEANA PAGA R$1,6 MILHÕES EM VEÍCULOS DE LUXO PARA PROGRAMA DE SAÚDE
Dezembro 2009
DESCULPA AOS LEITORES!
Apenas um comentário Por: johncutrimjp | 16 de dezembro de 2009
Peço desculpas aos leitores por não ter atualizado o blog neste dia de hoje. Em virtude de alguns compromissos importantes, não tive o tempo necessário para escrever sobre os fatos mais importantes que aconteceram nesta quinta-feira. Além disso, a minha internet foi “cooptada pelo grupo Sarney” e resolveu me deixar na mão (logo no dia em que tinha um furo para noticiar). Agradeço desde já a compreensão de todos e logo que solucionado o problema estaremos de volta. Obrigado!
PLENO DO TJ ESCOLHE NESTA QUARTA-FEIRA PRESIDENTE E NOVOS MEMBROS DO TRE-MA
Apenas um comentário Por: johncutrimjp | 15 de dezembro de 2009
O Tribunal de Justiça realizará nesta quarta-feira (16) sessão ordinária administrativa referente à escolha dos novos membros efetivo e substituto, na categoria desembargador, que irão compor o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) para o próximo biênio. Na ocasião será eleito o novo presidente do TRE, cargo que é pleiteado pela atual presidente, Nelma Sarney, e pelo presidente do TJ, desembargador Raimundo Cutrim.
Em ofício datado de 17 de novembro, enviado ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Freire Cutrim, a desembargadora Nelma Sarney informou que o seu primeiro biênio como membro efetivo do TRE-MA, na categoria de desembargador, será encerrado em 18 de dezembro deste ano, ou sexta-feira desta semana.
A indicação de desembargador para ocupar vaga como membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o próximo biênio se transformou em uma disputa interna no judiciário maranhense. De um lado, o desembargador Raimundo Cutrim, ainda presidindo o Tribunal de Justiça (TJ), e de outro a atual presidente do TRE, desembargadora Nelma Sarney, que concorre à recondução no cargo de presidente. Nelma é parente direta da governadora Roseana Sarney (PMDB).
Representantes de cinco partidos políticos - PDT, PT, PSDB, PTC e PPS - ingressaram com uma representação no Tribunal de Justiça do Estado, reivindicando que a desembargadora Nelma Sarney não seja reconduzida ao Tribunal Regional Eleitoral. Além de encaminhada ao TJ-MA, a carta dos cinco partidos foi enviada também ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A representação, assinada pelos presidentes dos diretórios regionais dos cinco partidos, pede ainda que, no processo de escolha do próximo desembargador que comporá o TRE-MA, seja levado em consideração o princípio da imparcialidade do juiz, para que não haja a recondução de membro, que seja parente deste ou daquele outro notório pré-candidato às eleições de 2010.
MINHA CARTA PARA PAPAI NOEL
Ciro Gomes diz que tem condições de ganhar no 1º turno, afirma que na política existe “pardieiros de pilantras” e que não iria cometer grosseria na terra do Sarney
4 comentários Por: johncutrimjp |
O deputado federal Ciro Gomes (PSB/CE) esteve nesta segunda-feira (14) em São Luís para participar da inauguração da nova sede do Partido Socialista Brasileiro (Rua do Alecrim) e receber, em sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado, a medalha do Mérito Legislativo Manoel Bequimão. Na oportunidade, o pré-candidato à presidência da República aproveitou também para conceder uma entrevista coletiva à imprensa.
Em companhia do presidente do PSB/MA, José Antonio Almeida e do deputado federal Ribamar Alves (PSB), Ciro Gomes falou aos jornalistas sobre sua visita à São Luís, fez uma avaliação do quadro político no país, apresentou um balanço de suas atividades na Câmara Federal e, por fim, comentou sua possível candidatura à presidência da República em 2010.
Em relação à aliança PT e PMDB com vista à candidatura da ministra Dilma Rousseff a presidência, Ciro afirmou que a atual relação entre os dois partidos não está fincada em bases defensáveis. “Eu duvido que o PMDB entregue a mercadoria, e estou falando por mim e assumo a responsabilidade, mas o mais grave não é que o PMDB não vá entregar a mercadoria, é o cimento dessa relação, parece que a ética não é mais relevante”, disse.
Ainda sobre PT e PMDB, Ciro continuou a opinar: “De repente o jovem brasileiro, que não sabe como nós o que era o passado, está sendo induzido a acreditar que a política é um pardieiro de pilantras onde não há vida decente, vida inteligente, e isso seria uma tragédia para um país por fazer como é o Brasil”. Quanto sua candidatura a sucessão do presidente de Lula, Ciro disse que tem “condição de ganhar de todo mundo no primeiro turno, basta o povo achar”.
Perguntado se o pardieiro de pilantras a que ele estava se referindo continha certas figuras políticos do PMDB, Ciro disparou. “Pergunte isso ao Ministério Público, a Polícia e a Justiça, não adianta que eu não vou entrar nessa conflagração paroquial radical de vocês aqui, não vou citar nomes, ora não vão querer me fazer cometer grosseria na terra do Sarney. Eu denuncio deformações coletivas do processo político brasileiro”, assinalou.
Leia abaixo a íntegra dos principais pontos abordados pelo parlamentar.
Candidatura à Presidência
A palavra desistir não faz parte do meu vocabulário, o que nós temos é uma avaliação de que o que está acima de tudo sendo jogado é o futuro de nosso país. E nós achamos que do jeito que as coisas estão caminhando não é conveniente nós apresentarmos a candidatura do PT isoladamente. Por duas razões: primeiro por que taticamente isso faz, e as pesquisas estão mostrando, o risco de nós perdemos a eleição, apesar do Lula ser uma pessoa merecidamente e extremamente bem avaliado pela população, a política tem dessas complexidades, nem sempre o camarada transfere a sua popularidade para outra pessoa. Segundo, por uma questão estratégica, que eu vou assumir por mim para que nenhum companheiro seja obrigado a responder por aquilo que eu vou dizer.
Relação PT e PMDB de Sarney
Eu acho que a atual relação do PMDB com o PT não está sentado em bases defensáveis, eu duvido que o PMDB entregue a mercadoria, e estou falando por mim e assumo a responsabilidade, mas o mais grave não é que o PMDB não vai entregar a mercadoria, é o cimento dessa relação, parece que desertou-se qualquer debate sobre o futuro do país, parece que a ética não é mais relevante, isso está causando uma desastrada erosão da confiança do povo brasileiro, especialmente dos jovens na política. De repente o jovem brasileiro que não sabe como nós o que era o passado está sendo induzido a acreditar que a política é um pardieiro de pilantras onde não há vida decente, vida inteligente e isso seria uma tragédia para um país por fazer como é o Brasil. Portanto por essas duas razões eu considero necessária a dupla candidatura.
“Pardieiros de Pilantras”
Em relação ao pardieiro de pilantras do PMDB, pergunte isso ao ministério público, a polícia e a justiça, você não vai querer me fazer cometer grosseria na terra do Sarney. Eu denuncio deformações coletivas do processo político brasileiro, eu não vou falar em nome de pessoas. Eu simplesmente tenho uma posição antiga, o que me levou a romper com o PSDB que eu fundei, rompi com o governo Fernando Henrique tendo sido ministro da Fazenda, minha assinatura está no real, eu ajudei a consolidar o plano Real. É a minha tese antiga, basicamente eu acho que essa conflagração paroquial radical entre PT e PSDB de São Paulo tem feito muito mal ao Brasil. O Sarney apoiou o Fernando Henrique e apóia o Lula, o Renan Calheiros foi ninguém menos que ministro da Justiça do Fernando Henrique e agora está com o Lula, o Michel Temer foi presidente da Câmara com Fernando Henrique e agora é com o Lula, e eu não gosto disso, isso ta fazendo mal ao Brasil.
A possibilidade de ser vice da Dilma
Quem pensar que o Lula cometeu um erro de linguagem, discuido, não conhece o gênio político do Lula; esse é o primeiro comentário. Segundo: volto a repetir, eu não preciso pessoalmente na altura em que cheguei da minha vida ser candidato a isso ou aquilo outro, eu estou profundamente entusiasmado com o rumo que o país tomou com o Lula, compreendo as gravíssimas contradições e acho que a grande tarefa de 2010 é não deixar desacelerar, nem voltar pro passado e nem sentar em cima, por que o Brasil ta melhorando, mas isso é um argumento olhando para o retrovisor, se nós olharmos a vida do povo brasileiro na saúde, na educação, na segurança, na matriz tecnológica, na competitividade sistêmica do Brasil no mundo, e esse desafio gravíssimo que é a questão ambiental e todas as entrencadas tarefas pra desmembrar uma equação de equilíbrio, então não podemos deixar 2010 ser reduzido a uma disputa plesbicitária pequena entre personalidades por mais exuberantes que sejam, uma delas que eu quero muito bem é o Lula. Nesse sentido eu até o presente momento considero necessário interpretar o ponto de vista do PSB e de uma certa esquerda democrática no país com relação ao futuro. Agora candidato a vice ninguém é, essa é a última circunstância.
Mudança de domicilio eleitoral para SP
Minha mudança de domicílio o Lula pediu, meu partido pediu, e havia uma ameaça da minha candidatura a presidência porque meu irmão é governador do Ceará.
Chances de vitória
Eu acho que tenho condição de ganhar de todo mundo no primeiro turno, basta saber se o povo também acha. Eu não vou lutar contra a Dilma que é uma companheira de muito valor, conheço ela e somos profundamente amigos e a conheço melhor de que todos os brasileiros por que tive o privilégio de trabalhar ao lado dela muitos anos, e ela honraria qualquer país como sua presidenta. Então minha questão não é contra a Dilma, a minha questão é já como eu falei, nós não podemos permitir que um erro tático nosso faça com que o Brasil volte a turma do Fernando Henrique, essa é a questão, eu interpreto que a Dilma sozinha, especialmente com essa contradições derivadas dessa aliança com o PMDB, não dê conta de vencer as eleições.
A “merda” de Lula
Eu não acho merda um palavrão, mas também não acho uma palavra bonita, o cara pode elegantemente meter a mão e roubar o dinheiro do povo todo e se não falar palavra mal feita é legal, não acho uma palavra boa, ele poderia ter se polpado daquilo. Eu discordo do pragmatismo político para a governança, nesse ponto eu sou radicalmente contra o Lula, isso tem limites.
AVIÃO COM JACKSON LAGO E MINISTRO CARLOS LUPPI SOFRE PANE DURANTE VIAGEM DE IMPERATRIZ A TIMON
10 comentários Por: johncutrimjp | 14 de dezembro de 2009
O ministro do Trabalho Carlos Luppi e o governador deposto Jackson Lago (PDT) estiveram neste domingo (13) na cidade de Timon. Acompanhados do deputado estadual Chico Leitoa (PDT), do Secretário Geral do PSB, Luciano Leitoa, do ex-secretário Estadual de Esportes e Juventude, Weverton Rocha, da prefeita de Matões, Sueli Pereira e outras lideranças, eles fizeram uma visita ao Centro da Juventude do município. Depois, fizeram um rápido tour por diversos pontos da cidade.
Após a visita, a comitiva se dirigiu para a sede do PDT de Timon, no Centro. Lá, centenas de militantes e simpatizantes aguardavam os convidados. No seu discurso, o ex-governador Jackson Lago destacou o que fez na área da educação quando esteve à frente do governo do Maranhão.
Afirmou que apesar de ter ficado apenas dois anos e três meses dirigindo os destinos do estado, conseguiu construiu mais de 170 escolas. “Se tivesse permanecido no governo, teria feito mais de 240 escolas”, acrescentou.
O ex-governador aproveitou para denunciar mais uma vez o que classificou de golpe o seu afastamento do governo. “Foi um golpe através da justiça”, disse.
Jackson, Weverton e Luppi em perigo
Marcada para chegar a Timon às 09 horas, a comitiva liderada pelo ministro Carlos Luppi e o ex-governador Jackson Lago só desembarcaram no aeroporto da cidade depois das 11 horas da manhã.
O blog do jornalista Elias Lacerda (Portal AZ) esteve fazendo a cobertura da visita e apurou o motivo do atraso. Segundo ele, a demora foi em razão de um acidente que poderia ter sido trágico.
Ao saírem de Imperatriz com destino a Timon, a aeronave com o ministro Luppi, o ex-governador Jackson Lago e o ex-secretário de Esporte e Juventude Weverton Rocha sofreu um vazamento de combustível pelo tanque.
Já em pleno vôo, o problema foi detectado por Weverton que viu o derramamento de querosene por meio da janela do avião. A situação obrigou o piloto a retornar para o aeroporto da cidade maranhense.
Descobriu-se então que a tampa do tanque estava mal vedada e o avião só voltou a decolar com o problema sanado. Resta saber agora se ocorrido foi sabotagem ou apenas uma falha de caráter técnico.
GOVERNO ROSEANA PAGA R$1,6 MILHÕES EM VEÍCULOS DE LUXO PARA PROGRAMA DE SAÚDE
4 comentários Por: johncutrimjp | 13 de dezembro de 2009
O governo Roseana Sarney, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, comprou dezenas de jeeps da marca Troller (modelo T4) para o programa “Viva Saúde”. Os veículos adquiridos, segundo o site da Troller no Brasil, custam em média R$ 90 mil reais cada um e serão enviados as 18 unidades regionais de saúde no interior do estado, o que totaliza um gasto de no mínimo R$ 1,6 milhões (se considerarmos apenas um por unidade).
Os jeeps Troller são apropriados para trafegar em terrenos acidentados e trechos alagados, de dunas e areia da praia. Além do preço bastante elevado e da manutenção relativamente cara, esses carros de luxo, segundo um especialista da área, não tem a princípio nenhum tipo de funcionalidade no que tange ao setor de saúde pública (nem mesmo para transportar doentes em função do espaço reduzido). Para ele, a secretaria poderia ter adquirido modelos mais baratos.
Por enquanto os utilitários estão guardados no pátio da empresa Taguatur (revendedora autorizada na cidade), na Avenida dos Holandeses, todos adesivados com a logomarca do governo do Estado e do programa Viva Saúde. O mesmo fato ocorre também no Ceará, onde o governador Cid Gomes comprou 40 jipes Troller, só que, ao contrário daqui, lá é para um programa de fiscalização da orla cearense.
O blog procurou obter no Portal da Transparência do Governo informações com detalhes acerca da compra dos jeeps, contudo na busca realizada não foi encontrado nada relativo a compra dos carros, onde deduzimos, portanto, que a operação pode ter sido efetuada com dispensa de licitação – procedimento de praxe nas gestões do grupo Sarney.
Para uma secretário que até avião e helicoptero alugou para “transportar doente” (?), esse é mais um ato compatível com a mentalidade megalomaníaca do secretário Ricardo Murad, que já acostumou, nesse governo judicial, a ferir os princípios da Razoabilidade, da Proibição do Excesso, da Proporcionalidade, da Eficiência, da Ética e da Moral Pública.
Nota: Segundo o Diário Oficial, a Secretária de Estado comprou os 18 jipes Troller (modelo T4) da empresa Ortosíntese Indústria e Comércio Ltda para “atender a necessidade de deslocamento de equipes técnicas em investigação, supervisão, assessoramento e monitoramento dos programas de controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis”. Valor: R$ 1.824.000,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.
CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI
BLOG PESSOAL DO RADIALISTA CHAGAS FREITAS
A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.