O Jornal da Imprensa, veículo de Goiás, reproduziu a crítica sobre o filme Astro Boy, do jornalista Pablo Villaça, editor do portal Cinema em Cena, sem a devida autorização. O site do jornal publicou o nome do autor no texto, mas não solicitou autorização. De acordo com o jornalista, não é a primeira vez que isso acontece. No último mês, um jornal de Maceió fez o mesmo com um de seus textos.
"Isso acontece com tanta freqüência, com vários jornalistas. É uma falta de ética absurda", criticou Villaça, que também divulgou o caso em seu Twitter.
Segundo Frederico Ghedini, diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais, o jornalista pode procurar seus direitos. "Mesmo com a citação do autor, ainda cabe uma ação, caso o jornalista se sinta prejudicado por danos morais e patrimoniais, já que o jornal tem um trabalho comercial".(Comunique-se)
Quer comprar na Internet com segurança? Instale grátis o Internet Explorer 8.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.
CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI
BLOG PESSOAL DO RADIALISTA CHAGAS FREITAS
A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.